sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Sobre a ironia de viver livremente

Em uma sociedade em que até o ar é condicionado


Não fume e procure não respirar profundamente quando houver um fumante próximo, a passividade é ainda pior pois você fumará sem filtro. Pratique trinta minutos de exercícios aeróbicos, ao menos três vezes por semana. O ciclismo é uma boa opção. Mas muito cuidado ao trafegar de bicicleta pelas ruas, onde atropelamentos e furtos são bastante comuns. Lembre-se de alongar todos os músculos antes e depois das atividades físicas. Não exagere no começo. Nem no final. Caminhe sempre com um calçado de solado adequado. Faça um chek-up clínico e outro funcional antes de iniciar atividades físicas. Respire.
Durma oito horas por noite. Não automedique. Tome vitaminas regularmente, assim como antioxidantes, estimulantes naturais, antiácidos, pílulas de colágeno, óleos essenciais e vermífugos. Respire, sempre respire.
Escove os dentes três vezes ao dia, após ou anteriormente ao uso do fio dental. Limpar a língua com um objeto projetado para a nobre função também é recomendado. Visite o dentista semestralmente. Muito cuidado na higiene dos ouvidos. Cotonetes não devem ser inseridos no duto auditivo. Lave o rosto com um sabonete não-oleoso. Use um filtro solar dermatologicamente testado, mesmo nos dias nublados. E não se esqueça dos óculos escuros como proteção contra raios ultravioleta. A cada seis meses, visite um dermatologista para averiguar o surgimento de manchar na pele. Corte as unhas de forma reta, a fim de evitar encravamentos. Não tire as cutículas, apenas empurre. Respire.
Use sempre preservativos e tenha um único parceiro sexual. Converse sobre o sexo e procure a satisfação mútua. Higienize as partes íntimas antes e depois das relações. Respire de novo.
Tenha uma alimentação balanceada. Coma fibras, frutas e proteínas. Ameixas passas pela manhã, chá branco à tarde e castanhas do Pará após o jantar. Ingira quantidades moderadas de carne vermelha e laticínios. Não coma açúcar, sal em excesso ou pimenta do reino. Evite aditivos químicos, gorduras, frituras, embutidos, queijos amarelos e tudo o mais que lhe apetecer. Prefira alimentos integrais. Mastigue quarenta vezes antes de engolir. Beba água. Ao menos oito copos por dia, mas não de uma vez, o que pode ser perigosíssimo. Não beba álcool. Beba ao menos uma taça de vinho tinto antes do jantar. Não coma ovo em hipótese alguma, ou coma ao menos três vezes por semana. Não iniba seus reflexos de defecação. Visite um nutricionista regularmente. Respire.
Trabalhe pouco. Não se estresse. Não passe muito tempo sentado, em pé, deitado ou agachado. Não assista muita televisão, não escute música alta, não use - em hipótese alguma - fones de ouvido, e não passe mais de trinta minutos seguidos diante do computador. Pisque, pisque, pisque. Pingue nos olhos gostas umidificantes.
Coloque os músculos diafragma e intercostais externos para trabalhar, inspire. E expire passivamente relaxando o diafragma ou ativamente contraindo os intercostais internos.

Um comentário:

Fernanda disse...

Mas no filtro solar, acredite! hahaha :) Gostei muito do texto, de verdade!
E obrigada pela sua atenção pelo meu blog, muito grata, de verdade. São comentários como o seu que me motivam a querer escrever mais.